A influenciadora Monique Gomes gerou polêmica nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, ao se referir aos baianos como “sonsos” e “preguiçosos”. Em um vídeo gravado ao lado da mãe, ela fez comentários pejorativos e preconceituosos, causando revolta nas redes sociais.
No vídeo, Monique relatou sua experiência durante uma corrida com um motorista de aplicativo de Salvador. Ela criticou tanto o sotaque quanto o comportamento dos baianos.
“Mãe, como que é os baianos? Os baianos tão preguiçosos, tão preguiçosos, nossa, até pra conversar... Ô, ô, bicho... Ô, gente, a gente... Ô, gente... Ah, não, a gente pegou um uber que era baiano... Que gastura! É um carro sujo, sujo. O homem demorando pra falar do sotaque dele, tá?”, disse a blogueira.
Em outro momento, Monique debochou do ritmo de fala do motorista: “Ele parcelou o ‘boa tarde’ três vezes, bicho, que ódio que me deu”.
Influencers na bruxa
O episódio de preconceito e os comentários pejorativos ocorreram um dia após outra polêmica com influencer digital envolvendo baianos.
Duda Fournier, esposa do jogador Lucas Paquetá, relatou em seu perfil no Instagram que havia retirado joias que usava por medo de ser assaltada no Pelourinho, em Salvador.