Os dez pontos que colocam o Bahia na vice-liderança do Campeonato Brasileiro foram conquistados com a ajuda direta do banco de reservas tricolor. Quatro dos oito gols da equipe neste início de Série A foram marcados por jogadores que começaram as partidas fora do onze inicial. O último a balançar as redes foi Rafael Ratão, contra o Botafogo.
Em entrevista ao ge, o atacante apontou méritos para o planejamento de Rogério Ceni e reforçou um recado do treinador sobre a importância dos jogadores reservas.
- Eu creio que esse planejamento fica por conta do Rogério, da comissão técnica. A gente tem de trabalhar e se preparar da melhor forma para jogar e, quando entrar, dar o melhor, seja 5, 10, 20, 45 minutos. Não importa o quanto vamos jogar, mas sim como a gente vai entrar e buscar ajudar a equipe. Tenho conseguido entrar numa intensidade boa, e às vezes num momento em que a equipe adversária está um pouco mais cansada, então tenho conseguido ajudar - comentou Rafael Ratão.
Quando Ratão fala em aproveitar ao máximo os minutos em campo não é da boca para fora. Ele, que é um dos artilheiros do time, tem se notabilizado justamente por balançar as redes em jogos que começa no banco de reservas. Dos seis gols marcados pelo atacante em 2024, cinco foram com este roteiro.
- Sempre que entro em campo vou querer fazer gol. É minha função, sou atacante, preciso fazer gols. Sempre vou entrar com esse objetivo na cabeça. Feliz que deu certo em um jogo difícil como foi contra o Botafogo - completou o jogador.
Na avaliação de Rogério Ceni, os gols marcados por quem sai do banco de reservas é um sinal de força do elenco. O treinador lembrou que, no Campeonato Brasileiro, Biel e Everaldo também balançaram as redes para o Bahia neste contexto.
- De Pena foi importante. Ratão foi importante. Biel foi importante no Barradão. Everaldo foi importante saindo do banco também. Demonstra que é um grupo pequeno, mas com caras comprometidos. E cada dez minutos, cinco minutos, pode te gerar mais no futuro - comentou Rogério Ceni após a última partida do time.