O Vitória empatou com o Grêmio, em 1 a 1, na noite desta quarta-feira (4), no Barradão, na despedida entre o Leão e a torcida, este ano. O gol do Tricolor foi marcado pelo lateral-direito João Pedro, e pelo Leão Alerrandro cravou para seguir na briga pela artilharia da competição.
O rubro-negro garantiu uma vaga na Sul-Americana após este resultado, já que terminará a Série A, no mínimo, na 14ª posição. A remota chance de beliscar uma vaga na pré-Libertadores não existe mais.
O Vitória encerra sua participação no Brasileirão 2024 no próximo domingo (8), às 16h, no Maracanã, contra o Flamengo, pela 38ª rodada da Série A. Por outro lado, o Grêmio recebe o Corinthians, no mesmo dia e horário, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
A partida
No jeitão Vitória de performar jogando dentro do Barradão, o Grêmio não conseguiu se encontrar nos primeiros 15 minutos de partida. A equipe da casa demostrava mais atenta e decidida taticamente, porém, foi o Imortal que balançou a rede primeiro, em uma das poucas oportunidades que teve. Aos 37 minutos, o lateral-direito João Pedro infiltrou pelo lado esquerdo da defesa rubro-negra e recebeu de Pavón para abrir o placar. Após a pancada, o Leão continuou se impondo e jogou fora algumas chances.
Após reconfiguração, o Leão voltou mais feroz para a segunda etapa, após entrada de Carlos Eduardo no lugar do zagueiro Edu. A investida ofensiva da comissão técnica da equipe baiana fez efeito, pois o time empilhou chances de igualar o marcador até conseguir. O artilheiro do Brasileirão, Alerrandro, cabeceou encobrindo o goleiro Caique, depois de um lindo cruzamento do lateral Raul Cáceres, aos 21 minutos.
Com o placar igual, a intensidade do jogo caiu, apesar da continuidade do domínio do Vitória, que buscava agredir o reativo time gaúcho.
Ficha técnica
Vitória 1 x 1 Grêmio
Campeonato Brasileiro - 37ª rodada
Local: Manoel Barradas, em Salvador
Data e horário: Quarta-feira (4), às 20h
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
Cartão amarelo: Vitória - Neris, Thiago Carpini; Grêmio - Marchesín
Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Raul Cáceres (Willean Lepo), Edu (Carlos Eduardo), Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Filipe Machado), Willian Oliveira e Gustavo Mosquito (Everaldo); Janderson (Pablo Baianinho) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Escalação do Grêmio: Marchesín (Caique Santos); João Pedro (Dodi), Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Igor Serrote) e Monsalve (Alysson); Aravena (Cristaldo), Pavón (Edenílson) e Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho.